A rede social mais utilizada do mundo com mais de 1,4 bilhão de usuários ativos diários, e escolhida por cerca de 95% dos profissionais de Marketing, o Facebook, faz despertar uma serie de questionamentos de dados que estão de certa forma escondidos em seu algoritmo, e um deles é: quais os melhores horários para postar no Facebook?
Em uma resposta simples posso dizer que, em geral, não existe uma resposta precisa, nem um horário certo para se seguir, o ideal é realizar testes para descobri o interesse do seu público no nicho do que ele está inserido.
É importante destacar que os horários variam conforme o tempo e fatores diversos, como feriados, datas comemorativas, noticias bombásticas que alterem o engajamento do que está sendo anunciado ao público, enfim, fatores que alteram todo o ecossistema das mídias sociais.
Mas mesmo assim é importante observar casos que são praticados e que foram praticados no passado, não podemos descartar resultados e casos de sucesso do passado.
Quais os Melhores Horários para Postar no Facebook por Nicho
Assim como publiquei do Instagram, trouxe alguns dados de 2018 da empresa Sprout Social (Uma das principais empresas de gerenciamento de Redes Sociais) , que analisou dados de cerca de 20.000 usuários no Facebook, observando horários e dias com clicks e visualizações em publicações de diferentes nichos nas redes sociais.
Com os dados de calor da Sprout divididos por nichos analisados em 2018 tire a analise dos melhores horários para postar no Facebook por nicho exibe um grande resultado. No gráfico de calor Geral vemos:
Conforme o gráfico de calor geral gerado pela Sprout, os melhores horários para postar no Facebook para qualquer nicho, de forma geral observamos que existe um maior engajamento as quartas-feiras às 12 horas e às 14 horas e quinta-feira às 13 horas e às 14 horas.
Observamos que Quinta-feira é um dos melhores horários para postar no Facebook, e os horários com maior engajamento nos dias de semana são das 10 às 15 horas.
Sábado é o dia da semana com menor engajamento, e noites e madrugadas são os horários com menor envolvimento ao longo do dia. Noites e madrugadas são os horários com menor envolvimento ao longo do dia.
Ao meio dia, nos dias de semana, as taxas tem picos constantes. O maior engajamento nessa rede social acontecem durante os intervalos para almoço, às quartas e quintas-feiras.
É observado também que os finais de semana o engajamento são mais difíceis. Isso ocorre devido a maioria das pessoas estarem fora de casa nesses dias, se ocupando em outras atividades.
1. Organizações Sem Fins Lucrativos
Para engajamentos de organizações sem fins lucrativos, é possível observar que Segunda-feira às 9 horas, terça-feira às 18 horas, quinta-feira às 10 horas e meio-dia e sexta-feira às 9 horas e 11 horas possuem maiores engajamentos. Aos domingo existe um menor envolvimento para organizações sem fins lucrativos.
Os horários mais garantidos de engajamento para postagens são das 9:00 às 16:00 horas nos dias úteis.
Para Organizações sem Fins Lucrativos são quartas-feiras e ás sextas-feiras, precisamente às 14 horas, e os fins de semana e as segundas-feiras são os dias de menos envolvimento na semana para organizações sem fins lucrativos no Facebook.
2. Nicho de Educação
Gráfico de calor ideal para divulgação de publicações relacionadas a educação, como ENEM, vestibulares, cursinhos, ensino médio e superior.
Observamos que os melhores horários para postar no Facebook no nicho Educação tem maior engajamento, significa que recebem maior envolvimento às quintas-feiras às 14 horas e às 15 horas.
Em geral, entra terça-feira e quinta-feira das 11 às 17 horas possuem resultados mais efetivos. Nas sextas, sábado e domingo geram menor quantidade de engajamento mas picos de envolvimento no final da tarde
3. Nicho de Saúde
A medição deste engajamento foi baseado no setor de saúde, inclui instituições, cursos, informações, demais assuntos no que se refere ao cuidados a saúde, além de empresas ligadas a este ramo, no entanto observamos que os melhores horários para postar no Facebook é as sextas ao meio dia e no domingo neste mesmo horário.
Mas também é observado horários de altos envolvimentos na segunda-feira às 14 horas, quarta do meio-dia às 13 horas, quinta às 14 horas e das 19 horas às 20h.
Sábado tem menor engajamento podendo concluir que publicações entre meio dia às 14 horas possuem resultados efetivos de domingo à sexta-feira.
4. Nicho de Tecnologia
Assim como os outros ramos, as publicações de tecnologia seguem algumas linhas interessantes abrangendo uma gama de itens, desde tecnologia mobiles até grandes Fintechs, o que pode ser um problema de um certo modo, pois deve-se medir mais segmentado.
Porem vamos focar em coisas mais simples como publicações relacionadas a noticias, reviews, entretenimento voltados à tecnologia.
Foi observado que para esse extenso setor possui melhores horários para postar no Facebook na segunda-feira às 11 horas, assim como nas terças das 10 ao meio dia.
Em geral conforme o gráfico de calor vemos ser interessante as publicações em dias úteis entre 8 as 16 horas, com menor engajamento aos sábados.
5. Bens de Consumo
O gráfico de calor exibe o engajamento nas vendas online, outlets e promoções, e-commerce entre outras formas de venda de materiais de consumo.
A melhor forma de atingir o consumidor segundo a pesquisa da Sprout é publicando suas postagens na quinta-feira às 14 horas e sexta às 11 horas, e outros melhores horários para postar no Facebook que geram engajamento são nas quartas-feiras, das 11 às 15 horas, quinta-feira às 16 horas e sexta das 10 às 15 horas.
Conforme a pesquisa, atingir o consumidor durante a semana é aconselhável das 10 às 18 horas, e aos fins de semana com taxas de engajamento bem baixas.
Com essas informações acreditamos ser importante para servir de base na otimização do seus horários, muitas pessoas reclamam com a falta de engajamento de certas publicações, talvez não estejam atingindo o seu público nos horários certos.
Importante ressaltar isso não é uma regra à se seguir, mas um resultado de uma pesquisa importante e que não deixa de ser relevante para o seu marketing no Facebook, acredito também na sua própria experiência, deixe nos comentários se caso você já testou e obteve resultados respeitando dias e horários.