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Como incorporar o arquivo ads.txt no seu site?

Conforme vem acontecendo com alguns usuários, ainda esta valendo a utilização do arquivo ads.txt. No passado por iniciativa da IAB TechLab (Interactive Advertising Bureau) junto com o Google, assim como foi realizado em outros países, estabeleceram uma norma a fim de declarar quem está autorizado ou não à vender através de anúncios em cada site.

Em pesquisa realizada pelo IAB Brasil no início de 2018, com todos seus Publishers associados, concluiu que apenas 57% já têm o arquivo ads.txt instalado. Sem este item, o Publisher pode ter sua receita prejudicada caso sua audiência seja comercializada sem autorização.

Essa medida foi realizada e vem sendo observada à cerca de 2 anos, a fim de normatizar e inibir falsos revendedores. Apesar de frequente, o google vem enviando alertas através do AdSense, como na imagem abaixo:

Por quê incorporar o arquivo ads.txt

E mesmo assim muitos não sabem como lidar com isso, mesmo nunca terem incorporado o arquivo ads.txt em seu website.

Por que tenho que incorporar o arquivo ads.txt em meu site?

O uso deste arquivo serve para tornar a relação entre anunciantes e revendedores mais transparente e segura, é um dos padrões de boas práticas do Google, se tornando importante para a verificação de qual revendedor está autorizado ou não a usar publicidade programática no espaço do seu website.

É um método simples, basta guardar um arquivo chamado vendedores digitais autorizados, ou simplesmente ads.txt.

Os sites que não se adequarem podem ter redução da receita no AdSense e como é dito pelo próprio google:

“Declaração de vendedores com autorização pode auxiliar você a receber valores de anunciantes que teriam sido destinados a inventários falsificados”.

Google Ads

Criando o arquivo ads.txt

A criação é bem simples, abra seu bloco de notas ou qualquer editor de texto e crie um arquivo com o nome ads.txt, em seguida entre vírgulas digite os dados nesse formato:

<domínio>, <ID>, <Tipo>

<domínio> – O nome de domínio do sistema de publicidade que você utiliza, no caso do google, use google.com. Se utilizar outro sistema de ads vale consultar qual o domínio que eles disponibilizam.

<ID> – Serpa digitado o ID da sua conta de anúncios. No caso do google estará nesse formato “pub-0000000000000000”.

<Tipo> – O tipo de relacionamento da revenda ou do anuncio, existem uma serie de parâmetros distintos nesse campo, mas os mais utilizados é DIRECT ou RESELLER.

  • DIRECT é adicionado quando o editor (proprietário do conteúdo) controla diretamente a conta indicada (utilizado pela maioria dos blogers ou editores de sites).
  • RESELLER é quando o editor autorizou outro meio a controlar a sua conta exibida no campo anterior a revender espaços para anúncios por meio do sistema do <domínio> mencionado acima. Editores do Google que não controlam diretamente a conta indicada no ID.

Existe um quarto parâmetro que é opcional, utilizando o ID de autoridade da certificação,que é um ID que identifica o sistema de publicidade dentro de uma autoridade de certificação.

O conteúdo deve ter os 3 blocos obrigatoriamente, caso existir mais de um vendedor autorizado, você deve incluir mais uma linha separada no arquivo. O conteúdo do arquivo ficará dessa forma no exemplo abaixo:

google.com, pub-0000000000000000, DIRECT

O código acima é um exemplo customizado para o Google AdSense, mas no caso de revenda, utilize o RESELLER no lugar do DIRECT.

Subindo para o seu website

Arquivo pronto e salvo agora basta subir o arquivo ads.txt para o root da sua hospedagem, ou direto para o public_html caso usar VPS. Seu domínio ficará dessa forma:

https://dominio.com.br/ads.txt

Agora basta aguardar o google, entre 2 a 7 dias para reconhecer a modificação, espero que seus ganhos passam a aumentar após essas modificações.

Tem mais algumas idéias? Funcionou pra você? Deixe nos comentários.

Qual o melhor dia e horário para postar no Instagram?

Atualmente a rede social que mais cresce em termos de impulsionamento e atividades é o Instagram, cada vez mais essa ferramenta se torna uma ferramenta para interatividade e fortalecimento da marca, com o relacionamento mais próximo com o cliente, é possível mensurar qual o melhor horário para postar no Instagram.

Hoje, cerca de 80% das empresas já usam o Instagram para promover seus produtos ou serviços, ou até para o relacionamento simples com os clientes. Com imagens, vídeos e até stories, o Instagram se torna a atual autoridade do conteúdo visual.

Assim como o Facebook, o Instagram está dificultando o acesso orgânico dos conteúdos, ficando cada vez mais difícil aparecer. Então a alternativa é posicionar as publicações conforme os dia e horário para postar no Instagram.

Conforme divulgamos no post Qual o melhor dia e horário para postar no Facebook? utilizamos mais uma vez a pesquisa da Sprout Social que também fez a pesquisa nos mesmos moldes medidos no engajamento no Facebook, com mais de 20.000 clientes.

Resolvi então divulgar esses dados para servir como guia para você melhorar o engajamento das suas publicações, publicando de forma mais otimizada. Sempre destaco que também é importante testar por conta própria e adquirir experiência com seu público.

Dia e Horário para postar no Instagram em Gráficos de calor

O índice da Sprout Social desvendou que 70% da chamada “geração X” dizem que comprariam uma marca seguem no Instagram. Isso mostra o poder das mídias sociais em qualquer negócio, veja o gráfico abaixo de qual o melhor horário para postar no Instagram de modo global.

horário para postar no Instagram

Conforme vemos no gráfico, o melhor horário para postar no Instagram em engajamento é quinta-feira às 5 , 11 e 15 horas, de 15 a 16 horas, e sexta-feira às 5 da manhã.

Como observamos a pesquisa detectou altos engajamentos começando às 5 da manhã

É observado também que o melhor horário para postar no Instagram é quarta-feira às 15 horas, quinta-feira às 5, 11 e 15 horas, propriamente das 15 as 16 horas, e sexta-feira começando as 5 da manhã. Os horários mais garantidos para postar são de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Posso concluir que quinta é o melhor dia para postar no Instagram e Domingo é o dia com menos envolvimento.

Melhor dia e horário para postar no Instagram sobre Organizações Sem Fins Lucrativos

horário para postar no Instagram OSFL

Em organizações sem fins lucrativos buscam o Instagram a fim de apresentar sua marca ou atividades. Podemos observar que podemos perceber com os dados são que os melhores horários para postar para organizações sem fins lucrativos são semelhantes aos picos de engajamento gerais do Instagram.

Ainda com os dados do gráfico pode-se observar que o melhor horário para postar no Instagram para organizações sem fins lucrativos é sexta-feira ao meio-dia, e outros horários de engajamento estão na terça-feira às 15 e 21 horas, quarta-feira das 15 às 16 horas, quinta-feira das 14 às 15 horas e sexta-feira de manhã, as 10 horas.

Os dias da semana em media o ideal é postar entre meio-dia as 17 horas. Sábado é o dia com menor engajamento das publicações.

Melhor dia e horário para postagens sobre Educação

horário para postar no Instagram Educação

Esse gráfico mostra que setores de educação como universidades, escolas, cursinhos, cursos em geral precisam se empenhar para ficarem mais perto dos alunos. Isso é importante pois existem uma estimativa que 60% dos jovens de 18 a 29 anos usam o Instagram.

Observamos então que o melhor horário para postar no Instagram é segunda-feira às 20 horas, nesse ramo de Educação. E em média na semana os horários ideais são de 11 as 16 horas. Apesar da segunda ser de maior engajamento, domingo tem o menor no Instagram.

Melhor dia e horário para postagens sobre Saúde

Em setores de saúde, ou organizações de assistência médica como chamado pela Sprout Social como campanhas de vacinação, hospitais e até clínicas diversas. Observamos que esta área tem pouco interesse em engajar suas publicações, mas com esses dados podemos observar diversas oportunidade.

O melhor horário para postar sobre Saúde é as 13 horas de terça-feira, tornando a terça o melhor dia para postagens sobre cuidados de saúde e afins. Em geral, se quiser manter uma programação diária, os melhores horários são das 9 as 16 horas, tendo os fins de semana com muito pouco engajamento.

Melhor dia e horário para postagens sobre Tecnologia

Empresas e meios de divulgação relacionados a tecnologia possuem pouco engajamento no Instagram, como observado. Observe o gráfico do dia e o horário para postagens sobre Tecnologia.

Em tecnologia para engajamento o ideal é postar quarta-feira as 10 horas, como é visto como de maior engajamento. Mas em geral, a quinta-feira é o melhor dia para o Instagram quando o assunto é tecnologia.

Para buscar um engajamento diário as 10 as 17 horas de quarta à sexta são os melhores dias e horários. Menos engajamento observamos nos sábados e domingos.

Melhor dia e horário para postagens sobre Bens de Consumo

As marcas de bens de consumo como são utilizadas no Instagram Shopping, são mais fieis na venda no aplicativo. Observamos através do levantamento da Sprout Social que, com maior engajamento, o horário para postar no Inatagram para bens de consumo é sábado 11 e 13 horas.

Observamos na pesquisa que, ao ongo da semana, é quarta-feira, e os horários com maior engajamento durante a semana é 10 às 15 horas. Observamos também que a segunda-feira e terça-feira são os piores dias em relação a engajamento, observa que poucos se interessam em comprar coisas através do aplicativo nestes dias.

Assim como divulgamos em outro artigo, sobre as redes sociais, estes dados são muito importantes para sua base de conhecimento e otimizar suas publicações.

Você gostaria de ver mais testes em outras redes sociais? Deixe nos comentários informações, críticas ou dúvidas. Gostaria de saber a sua experiência.

Qual o melhor dia e horário para postar no Facebook?

A rede social mais utilizada do mundo com mais de 1,4 bilhão de usuários ativos diários, e escolhida por cerca de 95% dos profissionais de Marketing, o Facebook, faz despertar uma serie de questionamentos de dados que estão de certa forma escondidos em seu algorítimo, e um deles é: qual é o melhor horário para postar no Facebook?

Em uma resposta simples posso dizer que, em geral, não existe uma resposta precisa, nem um horário certo para se seguir, o ideal é realizar testes para descobri o interesse do seu público no nicho do que ele está inserido.

É importante destacar que os horários variam conforme o tempo e fatores diversos, como feriados, datas comemorativas, noticias bombásticas que alterem o engajamento do que está sendo anunciado ao público, enfim, fatores que alteram todo o ecossistema das mídias sociais.

Mas mesmo assim é importante observar casos que são praticados e que foram praticados no passado, não podemos descartar resultados e casos de sucesso do passado.

Dia e Horário para postar no Facebook em Gráficos de calor

Trouxe alguns dados de 2018 da empresa Sprout Social (Uma das principais empresas de gerenciamento de Redes Sociais) , que analisou dados de cerca de 20.000 usuários no Facebook, observando horários e dias com clicks e visualizações em publicações de diferentes nichos nas redes sociais.

Com os dados de calor da Sprout divididos por nichos analisados em 2018 tire a analise do melhor horário para postar no facebook por nicho exibe um grande resultado. No gráfico de calor Geral vemos:

O melhor dia e horário para postar no facebook

Conforme o gráfico de calor geral gerado pela Sprout, os melhores horários para postar no Facebook para qualquer nicho, de forma geral observamos que existe um maior engajamento as quarta-feiras às 12 horas e às 14 horas e quinta-feira às 13 horas e às 14 horas.

Observamos que Quinta-feira é o melhor dia da semana para postar no Facebook, e os horários com maior engajamento nos dias de semana são das 10 às 15 horas.

Sábado é o dia da semana com menor engajamento, e noites e madrugadas são os horários com menor envolvimento ao longo do dia. Noites e madrugadas são os horários com menor envolvimento ao longo do dia..

Ao meio dia, nos dias de semana, as taxas tem picos constantes. O maior engajamento nessa rede social acontecem durante os intervalos para almoço, às quartas e quintas-feiras.

É observado também que os finais de semana o engajamento são mais difíceis. Isso ocorre devido a maioria das pessoas estarem fora de casa nesses dias, se ocupando em outras atividades.

Melhor dia e horário para postar no Facebook sobre Organizações Sem Fins Lucrativos

O melhor dia e horário para postar no facebook

Para engajamentos de organizações sem fins lucrativos, é possível observar que Segunda-feira às 9 horas, terça-feira às 18 horas, quinta-feira às 10 horas e meio-dia e sexta-feira às 9 horas e 11 horas possuem maiores engajamentos. Aos domingo existe um menor envolvimento para organizações sem fins lucrativos.

Os horários mais garantidos de engajamento para postagens são das 9:00 às 16:00 horas nos dias úteis.

Em geral, o melhor horário para postar no Facebook para Organizações sem Fins Lucrativos são quarta-feiras e ás sexta-feiras, precisamente às 14 horas, e os fins de semana e as segundas-feiras são os dias de menos envolvimento na semana para organizações sem fins lucrativos no Facebook.

Melhor dia e horário para postagens sobre Educação

O melhor dia e horário para postar no facebook

Gráfico de calor ideal para divulgação de publicações relacionadas a educação, como ENEM, vestibulares, cursinhos, ensino médio e superior.

Observamos que o horário para postar no Facebook em educação tem maior engajamento, significa que recebem maior envolvimento às quinta-feiras às 14 horas e às 15 horas.

Em geral, entra terça-feira e quinta-feira das 11 às 17 horas possuem resultados mais efetivos. Nas sextas, sábado e domingo geram menor quantidade de engajamento mas picos de envolvimento no final da tarde

Melhor dia e horário para postagens sobre Saúde

A medição deste engajamento foi baseado no setor de saúde, inclui instituições, cursos, informações, demais assuntos no que se refere ao cuidados a saúde, além de empresas ligadas a este ramo, no entanto observamos que a melhor horário para postar no Facebook é as sextas ao meio dia e no domingo neste mesmo horário.

Mas também é observado horários de altos envolvimentos na segunda-feira às 14 horas, quarta do meio-dia às 13 horas, quinta às 14 horas e das 19 horas às 20h.

Sábado tem menor engajamento podendo concluir que publicações entre meio dia às 14 horas possuem resultados efetivos de domingo à sexta-feira.

Melhor dia e horário para postagens sobre Tecnologia

Assim como os outros ramos, as publicações de tecnologia seguem algumas linhas interessantes abrangendo uma gama de itens, desde tecnologia mobiles até grandes Fintechs, o que pode ser um problema de um certo modo, pois deve-se medir mais segmentado. Porem vamos focar em coisas mais simples como publicações relacionadas a noticias, reviews, entretenimento voltados à tecnologia.

Foi observado que para esse extenso setor possui melhor dia e horário para postar no facebook na segunda-feira às 11 horas, assim como nas terças das 10 ao meio dia.

Em geral conforme o gráfico de calor vemos ser interessante as publicações em dias úteis entre 8 as 16 horas, com menor engajamento aos sábados.

Melhor dia e horário para postagens sobre Bens de Consumo

O gráfico de calor exibe o engajamento nas vendas online, outlets e promoções, e-commerce entre outras formas de venda de materiais de consumo.

A melhor forma de atingir o consumidor segundo a pesquisa da Sprout é publicando suas postagens na quinta-feira às 14 horas e sexta às 11 horas, e outros horários de engajamento importantes são na quarta-feira, das 11 às 15 horas, quinta-feira às 16 horas e sexta das 10 às 15 horas.

Conforme a pesquisa, atingir o consumidor durante a semana é aconselhável das 10 às 18 horas, e aos fins de semana com taxas de engajamento bem baixas.

Com essas informações acreditamos ser importante para servir de base na otimização do seus horários, muitas pessoas reclamam com a falta de engajamento de certas publicações, talvez não estejam atingindo o seu público nos horários certos.

Importante ressaltar isso não é uma regra à se seguir, mas um resultado de uma pesquisa importante e que não deixa de ser relevante para o seu marketing no Facebook, acredito também na sua própria experiência, deixe nos comentários se caso você já testou e obteve resultados respeitando dia e horário para postar no Facebook.